Pilates para Condromalácia Patelar
Jéssica Falarara
A condromalácia é uma doença inflamatória e degenerativa que acomete a cartilagem da patela (osso que fica na parte anterior do joelho).
Os sintomas mais comuns são: dor ao subir e descer escadas (principalmente na região anterior do joelho), e crepitação ao agachar (a sensação é de como se houvesse areia dentro do joelho), em alguns casos é possível escutar.
Existem várias causas da doença, como por exemplo: a alteração no alinhamento da patela, o desequilíbrio ou encurtamento muscular, variações anatômicas do fêmur, micro traumas de repetição (comuns em esportes de impacto como futebol, atletismo e esportes de saltos), instabilidade, trauma direto, fratura, sub-luxação patelar, aumento do ângulo do músculo quadríceps (ângulo Q), músculo vasto medial ineficiente, mau alinhamento pós-traumático, síndrome da pressão lateral excessiva e lesão do ligamento cruzado posterior do joelho.
Com o Pilates é possível trabalhar:
• Alongamento, principalmente dos músculos da parte posterior do membro inferior, pois o encurtamento dessa musculatura agrava o atrito da patela com o fêmur ao caminhar.
• Fortalecimento muscular, que apesar de não ter o efeito de reduzir a lesão, ajuda a equilibrar as forças atuantes sobre a patela, e consequentemente diminuindo as dores.
• Treino de propriocepção, progredindo com exercícios em bases instáveis, para melhorar o equilíbrio.
O Pilates pode estabilizar o quadro da condromalácia, proporcionando exercícios de fortalecimento, alongamento, equilíbrio e propriocepção. O tratamento é de forma progressiva, evitando sobrecarga, e sempre respeitando os limites de cada indivíduo.
Sobre a autora:
Jéssica Falarara
Fisioterapeuta
Crefito: 175623-