clinica vitalux
Segunda à Sexta: 6:30 às 21:00
Sábado: 8:00 às 12:00
(11) 9 6979-9234

A Atividade Física melhora o sistema imune?

blog vitalux

Heitor Volpert

A atividade física sempre é bem vista quando o assunto é saúde e qualidade de vida, mas qual será seu efeito no sistema imunológico? Isso dependerá da intensidade da atividade praticada.

Um estudo realizado pelo departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná, mostrou que o exercício físico modula a resposta imunológica, influenciando nos aspectos hormonais e metabólicos dependendo da intensidade da atividade. 

A mesma pesquisa demostra, ainda, que exercícios com intensidade inferior a 60% do Vo2máx* com duração menor de 60 minutos, diminuem as alterações do sistema imune. Isto significa que o exercício moderado não prejudica a imunidade. Entretanto o exercício intenso aumenta o risco de uma infecção no trato superior respiratório, merecendo assim, mais cuidados. 

*Vo2máx: é a capacidade máxima do corpo de um indivíduo de transportar e metabolizar o oxigênio durante um exercício físico. 

Até o momento entende-se que o exercício de intensidade leve a moderado aumenta as células NK (Natural Killer), que são responsáveis pela defesa primária do corpo, ao contrário do exercício intenso. 

Conclui-se que a atividade intensa, do ponto de vista imunológico, pode ser prejudicial. Por isso se faz necessário exercícios organizados e bem orientados por um profissional da área. 

Caso queira se aprofundar no assunto, segue o artigo sobre o assunto:

Krinski K. Elsangedy H. Colombo H. Buzzachera C. Efeitos do exercício físico no sistema imunológico. Centro de Pesquisa em Exercício e Esporte do Departamento de Educação Física da Universidade Federal. RBM Jul 2010 V 67.

blog vitalux

Sobre o autor:

Heitor Volpert
Professor de Educação Física
Cref: 089330-G/SP